5.3.13

2000 no rio Mararú, retalhos de um tempo muito especial

Em 2000 após a vitória petista no pleito municipal,meu amigo JPAULO e sobrinho do prefeito eleito é preso injustamente acusado de homicídio,as comunidades se reuniram e lutamos pela liberdade dele,discursei nas comunidades em favor da liberdade no centro comunitário bom pastor fizemos um peça teatral idealizada em conjunto com os estudante, "o julgamento do presidente Collor", depois de mãos dadas rezamos a oração poesia que fiz o ''pai da justiça'',a Carminha irmã dele estava do meu lado se emocionou bastante assim como todas pessoas presentes,aplausos e bastante luta para continuar embarquei de madrugada para o rio mararuzinho e novamente pedi licença para expressar num discurso meu sentimento de liberdade e justiça,discursei de forma eloqüente e todos pararam e me escutarem depois nesta comunidade nossa senhora das Graças todos deram as mãos e ali faziam novamente o ato rezando a oração que fiz inspirado no pai é nosso. Todos foram libertos meses depois e até fui a delegacia visitá-lo. Nessa época fiquei bastante conhecido entre os lideres comunitários e minha imagem era outra,conheci lideres do PT de Gurupá como meu tio Chico Pessoa e Bené Gama,ambos vereadores. Fui convidado para participar de um ato em homenagem ao bispo da prelazia do Xingú Dom Erwin,numa peça teatral sobre drogas,fui elogiado pessoalmente pelo bispo a após conversar com ele descobrir uma pessoa bastante ligada ao ideais de igualdade entre os povos e a defesa da natureza. Alguns minutos de conversa para toda vida desfrutei de sua inteligência das palavras daquele pastos de ovelhas e de suas lutas. O movimento jovem ''Nova Esperança'' me Agradeceu e fiquei mais próximo a luta e os sonhos daquele povo que era minha raiz e dessas experiências surgiria uma nova pessoa. Conquistava a amizade de Importantes lideres como Zeca Fernandes e Raimundo Pinheiro, pessoas que dedicam a vida por um ideal de justiça social e igualdade, na luta pela terra,porque a terra é para quem trabalha e o povo precisa manter-la,com bases nesses valores estudei muito o desenvolvimento sustentável e de tudo que vivi em longas conversas com a amiga Francy Pantoja perceber que o sentimento de igualdade é um processo de libertação inevitável que te chama para a luta, não podemos ficar de braços cruzados e este é meu verdadeiro batismo nas águas do rio mararú renascia uma nova pessoa. Nesse tempo fui nomeado representantes dos alunos junto com a amiga Francy Pantoja e ao lado dela de forma marcante fui eleito para integrar a equipe do regimento interno da escola,após voltar a estudar eu tinha que virar líder estudantil,no Marárú terminei meu ensino fundamental,eleito pelos dirigentes comunitários e estudantes estive a frente das mobilizações estudantil, sempre ao lado do povo foi um importante período de conhecimento sobre os costumes e modo de vida do povo ribeirinho de grande valor ético e moral pelos lideres Raimundo Rodrigues, Clodovis Pantoja, José Macauba e meu amigo que faleceu em 2004 Marinaldo Pantoja. Defendendo aquilo que sempre acreditava na escola sempre era aplaudido com meus discursos sonhadores defendendo a ética. Valores muito importantes para mim que conservarei durante toda minha vida, como Guevara falou certa vez: "A argila fundamental de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas nossas esperanças e preparamos para receber idéias para moldar nosso futuro"'. Eu acredito na força jovem,principalmente do meu povo,minhas raízes,minha história de vida .

Nenhum comentário:

Postar um comentário