28.2.14
Cada ano vivido, aprendo a lidar melhor com a vida e a vivê-la com mais intensidade, mais paixão.
Aprendi e estou aprendendo a lidar com meu lado sombra e a fazer brilhar meu lado luz.
Aprendi a lidar com os outros...a retribuir gentilezas, a defender-me dos ataques, a não dar tanta importância
para o que não merece minha atenção.
Aprendi que a opinião dos outros é apenas a opinião dos outros e que isso não interfere em nada na minha vida,
se eu não permitir é claro.
Aprendi que algumas pessoas se aproximarão por querer me conhecer de verdade e outros nem tanto.
Aprendi a ser mais gente, a estender a mão quando me pedem ajuda, a calar quando devo calar e a me afastar quando
as energias simplesmente não combinam mais comigo.
Aprendi que tolerância é a chave mestra dessa existência...e que ter um coração agradecido diferencia os felizes e os
infelizes.
Aprendi a ser a minha melhor amiga e a ficar do meu lado sempre...a dizer e ouvir um "não" com sabedoria...
Aprendi a evitar comparações pois isso sempre vai me colocar pra baixo.
Aprendi que não devo esperar muito dos outros...bem pelo contrário, devo esperar pouco, bem pouquinho para ter
agradáveis surpresas ao invés de decepções...
Aprendi a manter a calma, a me dar colo..
Aprendi a ouvir e a confiar na minha intuição... ela é a voz de Deus em mim!
Aprendi que eu não tenho nada...tudo é ilusão...eu só tenho a mim e só terei a mim pela eternidade.
Só envelhecemos de fato, quando nos fechamos para a vida e para o novo. Quando ficamos radicais, impacientes e inflexíveis... quando nos conformamos com nossa infelicidade.
Por isso que eu não tenho idade, tenho vida!
Cada ano que passa aprendo a lidar melhor com ela...e quando mais aprendo mais ela me preenche...
Não, não tem lógica!! Como pode ser o Brasil, uma país subdesenvolvido, com péssimas situações estruturais, ter o melhor sistema de voto do mundo ? ( Nem os EUA adaptaram essa ideia, e olhe que é a maior potência do mundo, eles ainda prevalecem com o voto simples, escrito, imagine o trabalho que dá para contar ? e voto não obrigatório ) E ao mesmo tempo, os piores corruptos ? As pessoas são cegas e não querem ver, essas urnas são uma farsa.

Quando você diz que não vai manifestar, não vai lutar pelo seu país por que sua vida ta boa, e que você não se envolve porque tem vergonha, ou acha perca de tempo, pois você ta ganhando bem e/ou ta preocupado em como se destacar diante da população, ou ocupado em se dar bem na vida, ou até mesmo preocupado(a) onde vai ser a próxima festa ou "rolezinho"...?!
... Pois fique alerta, por que isso tudo vai ser tirado de você pelo seus governantes que te obrigaram a colocá-los no poder, e você, junto com seu país, logo logo será OBRIGADO a viver uma vida precária da mesma maneira que a população da Venezuela está levando..
# O Brasil está na direção de um precipício, e está muito rápido e muito depressa..

Sérgio Leão ficou com a cadeira no tribunal mesmo sendo investigado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo escândalo Cerpasa. Agora, ao lado de outros seis conselheiros, Sérgio Leão irá fiscalizar a aplicação de recursos públicos nos municípios paraenses e, se necessário, propor a punição de gestores quando a prestação de contas contiver indícios de irregularidades - algo que pode comprometer de forma fatal o mandato e inclusive futuras candidaturas por parte dos gestores. Não à toa, o Artigo 119 da Constituição Estadual do Estado e o Capítulo IV do Regimento Interno do Tribunal citam como “idoneidade moral e reputação ilibada” como requisitos obrigatórios à investidura do cargo.
O racismo institucional deixou 16 dias na cadeia uma pessoa presa em flagrante quando não havia o flagrante, sem nenhuma prova do fato além do reconhecimento duvidoso da vítima. O ator e vendedor, Vinícius Romão, contou que tentou argumentar sobre sua inocência quando foi detido. "O delegado falou que eu ia ter que tentar convencer o juiz". O caso ganhou repercussão internacional.

Mais uma farsa desmontada|Comissão da Verdade aponta assassino de Rubens Paiva]
A Comissão Nacional da Verdade (CNV) afirmou nesta quinta-feira, 27, que o ex-deputado Rubens Paiva foi assassinado, após sessões de tortura, pelo então tenente Antônio Fernando Hughes de Carvalho (já falecido). O crime ocorreu em 21 de janeiro de 1971, nas dependências do Destacamento de Operações de Informações (DOI) do 1º Exército, na Rua Barão de Mesquita, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio. A única informação que falta para a comissão encerrar o caso Rubens Paiva é localizar o paradeiro do corpo do ex-parlamentar.
s provações são o instrumento pelo qual nosso Pai celestial torna o crente mais santificado. Por meio destas, Ele desperta nos crentes suas virtudes passivas e comprova se eles são capazes de suportar a vontade dele, tão bem quanto fazê-la. Por meio das provações Deus os afasta do mundo, atraindo-os a Cristo, aproximando-os da BÍblia e da oração, fazendo-os conhecer seus próprios corações e tornando-os humildes. "
27.2.14
Nada mais natural que uma amizade compartilhada
na alegria de momentos
admira muito meu povo
à beira do rio amazonas,
contemplo o pôr-do-sol
do forte do castelo.
Tomar açaí pastoso na feira do Ver-o-Peso
comer um peixe assado na folha de bananeira
na beira do rio Guamá, na saudosa maloca, ilha do combú,
isso é tão Paraense, isso e ter orgulho de ser belenenses de alma, já que minhas raízes são Gurupaense
Ter nascido no interior desse estado tão rico culturalmente
me sinto tão à vontade,
no meio do meu povo ribeirinho
tomar banho no igarapé,
me renova em cada viagem,
pelas ilhas do meu Pará.
Quanto te admiro mais lindo tu ficas
Belém,
Guajará a te banhar
Lindo mar de imensas maresias
nestas águas, navegarem
ao luar, no vento da preamar
neste barco te desenho
lindos traços belenense.
Talvez eu goste da solidão
talvez eu me ironize
ou fuja de mim mesmo
mas sei que encontrei
tudo que procurei
dói está separação, pois estou sozinho
novamente neste caminho
sinto saudade sinto lágrimas em meu rosto
momento de separação
meu sangue, meus filhos...

Brasil o segundo país mais corrupto do mundo, está entre os 15 países que mais arrecada impostos no mundo cerca de 30 %, que menos gasta esse dinheiro em saúde, educação e segurança, país cujo não tem nenhum político preso por corrupção. Código penal que é uma piada, cheia de brechas que não penalizam pessoas com dinheiro e sim só pessoas humildes. Copa no Brasil é simplesmente mais uma oportunidade de desviar dinheiro publico. E ainda tem gente ignorante que apoia a realização da copa.
PROBLEMA NAO E A COPA NO BRASIL E SIM O GOVERNO QUE NAO SABE GERIR RECURSO, SUPERFATURA OBRAS SEJA DE CAMPO, HOSPITAL, ESCOLA OBRAS DE INFRA ESTRUTURA OU SEJA AQUI TUDO SAI M
AIS CARO QUE EM OUTROS LUGARES. UM GOVERNO QUE ENGANA QUE GOVERNA E UM POVO QUE FAZ MANIFESTAÇOES MAIS QUE NA ELEIÇÃO ESCOLHEM OS PIORES VOTAM POR AMOR A PARTIDO? E NAO A MELHOR PROPOSTA E NAO SER ILUDIDO COM O DISCURSO POPULISTA DO PT E DILMA SIM VER O QUE ESTAR ERRADO E JULGAR O CERTO COM CLAREZA.

Não sei se essa reportagem ajuda ou atrapalha a ação da polícia. Se o plano da polícia era que os bandidos soubessem da presença deles ali, então tudo bem. Agora se os policiais estão de tocaia, não era melhor que ninguém soubesse? Bandido lê e vê noticiário na TV também. Eu preferia saber dos resultados dar operação somente depois de concluída, preferencialmente sucesso em favor da polícia e da sociedade como um todo.
PCC tem plano para resgatar Marcola e mais três presos

A bem da verdade o Presidente NICOLÁS MADURO não deveria nem ter assumido no lugar de HUGO CHAVES, porque não tem carisma, experiência, competência e o apoio que a VENEZUELA tinha dos países do Mercosul e que agora não tem. Antes que ocorra uma guerra civil o melhor que ele tem a fazer e renunciar.
As florestas da indonésia estão desaparecendo a cada dia, reduzindo o habitat natural de animais ameaçados como os tigres-de-sumatra. Esses animais viviam em paz há séculos atrás, junto com outras espécies de tigres, como os tigres-de-java e os tigres-de-bali que foram extintos!
Nas últimas duas semanas, mais de 200 mil pessoas ao redor do mundo tomaram uma atitude e assinaram o manifesto exigindo óleo de palma livre de desmatamento.
A Wilmar, maior comercializadora de óleo de palma do mundo, e grandes marcas de diversos setores como L’Oreal, Unilever e Nestlé se comprometeram publicamente a utilizar somente óleo de palma livre de destruição de florestas na sua cadeia de produção.
Mas a P&G insiste em usar óleo de palma que vem de empresas que destroem as florestas tropicais da Indonésia. Para produzir produtos como o Head&Shoulders.
A produção de óleo de palma não precisa destruir o habitat desses animais raros. Graças a pressão de pessoas como você, que não aceita produtos envolvidos com desmatamento, podemos mudar essa realidade.
Diga para a P&G parar de usar óleo de palma sujo agora, antes que seja tarde demais.
Precisamos acabar imediatamente com o óleo de palma sujo nos produtos que usamos em nosso dia a dia. Com sua ajuda, podemos salvar o que restou do habitat dos tigres-de-sumatra
Cada um recebe de acordo com o que dá. Se você der ódios e indiferenças, há de recebê-los de volta. Mas se der atenção e carinho, há de ver-se cercado de afeto e Amor. Ninguém se aproxima do espinheiro, por causa dos espinhos, nem do lodo, porque suja. Mas todos apreciam permanecer perto das flores, que espalham beleza e perfume
Não se deixe arrastar pela vaidade. Aprenda a conhecer-se. Não se julgue indispensável. Quando vier a tentação de julgar-se insubstituível, lembre-se de uma verdade irrefutável: só Deus é indispensável. Não se envaideça! Deus, que é grande, não assinou nenhuma de suas obras... Não se esqueça: quem se exalta será humilhado, mas quem se humilha será exaltado.

Amor não é se envolver com a pessoa perfeita,
aquela dos nossos sonhos.
Não existem príncipes nem princesas.
Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.
26.2.14
Meus poemas foram inspirados pela beleza do Guajará, escrevi esses poemas em alguns passeios pela feira do Ver-o-Peso e portos da Avenida Bernardo Sayão.
Andar pelas ruas de Belém é sentir nossa cultura, as mangueiras centenárias e praças, fazem da capital paraense uma fonte inesgotável de cultura, e tem coisa melhor que tomar tacacá na praça depois da chuva?
Esses poemas são declarações de amor a essa cidade que tanto amo, Belém do Pará.
Poetizar Belém é algo fantástico, um sentimento de descoberta de uma cidade de cores, cheiros e fé.
A diversidade cultural, as mangueiras, o tacacá da praça, a farinha de tapioca com açaí na feira do Ver-o-peso e nossos brinquedos de miriti, o vento da baía de Guajará, as tardes na orla do Guamá.
As feiras e portos da estrada nova, as praças e o recanto dos poetas no bar do parque, sem contar com o por do sol do forte do castelo, é sem duvida minha inspiração poética, como Ruy Barata dizia: “tudo que amei estava aqui.”
Apesar do que muitas pessoas do Brasil, que acham que no Pará só há índios e que animais andam no meio da rua, estão muito enganados. Belém do Pará tem belíssimos pontos turísticos a serem visitados e com histórias interessantes. Mas ás vezes desvalorizados pelos próprios Belenenses, que não procuram saber sobre a história da cidade.

Eu acho linda a visão da frente de
Gurupá, seus barcos ancorados e as pessoas circulando na hidroviária.
É tão cheia de segredos e tão fascinante
Ao mesmo tempo em que tem um significado todo especial
Banhada pelo rio amazonas
Uma visão que sempre acompanhou minha vida.
Mergulho poeticamente nesta água amarelada
entrega-me e revelo em cada poema de minha vida
Um pouco de tudo que vi,
A cada palavra fatos e situações da minha origem ribeirinha
em terras benzidas por São Bendito.
Aos 18 anos de idade no ano de 1998 em uma viagem de mais de 24 horas de Belém para Gurupá, de barco, deitado na rede, passando pelas belezas da ilha do Marajó, em Breves e seus rios e estreitos, movimentados de barcos de diferentes calados, vilas e povoados, casas cobertas de palha à beira do rio.
Uma beleza de estrema grandeza da mata de várzea.
às margens do rio amazonas, suas águas amareladas é tão volumosa repleta de canais e palafitas, é uma viagem cansativa pelo fato de você passar muito tempo no barco mais é uma beleza a cada instante em cada cena que podemos ver as belezas interioranas.
Recordações de Gurupá, meu exílio voluntário quando tinha dezoito anos de idade eu conheci naquele povo a beleza exótica de uma cultura unindo o passado com o presente, minha origem onde jamais neguei e às vezes fico com os olhos cheios de lágrimas, toda vez que me lembro desse tempo que passei lá, toda vez que vejo o mar vem em minha lembrança às embarcações, casas de madeiras sobre palafitas, paisagens naturais e relembro com emoção tudo que vivi logo eu que sempre fui urbano e de repente me vi na zona rural, cercado por uma beleza incomensurável, com pessoas e estilos de vida completamente diferente do meu, foi um tempo de aprendizagem.
Nas minhas viagens a Gurupá, tenho encontrado no meu povo que é simples e humilde, qualidades que são as maiores riquezas de minha origem cabocla, na ilha grande de Gurupá no rio Mararú convivi com pessoas especiais que valorizam a família e o trabalho. Sempre que visito meus amigos, renovo sempre minhas forças para continuar lutando por dias melhores. A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte. A alegria não está nas coisas; está em nós ser simples e ser incrível, sou feito de silêncio. Não e todo mundo que consegue compreendê-las. Sou feito para quem sabe sentir pra quem consegue me decifrar.
Os ribeirinhos de Gurupá têm um significado especial, poeticamente mergulho nestas águas do rio Mararú, revela-me em cada poesia um pedaço de mim.
A beleza da região tem cada imagem que vira poesia de harmonia entre o povo e sua majestosa natureza. O barco cruza o rio tão vagaroso e sem pressa que as águas cortam sua frente, nessas.
Águas barrentas do rio amazonas,eu busquei uma reflexão entre um desenvolvimento sem agressão aquele meio ambiente em que vivíamos,é um grande desafio começar a pensar e cuidar de tudo aquilo que é essencial ao povo, plantar, manejar e ter consciência que temos que preservar uma imensidão de verde, matas fechadas e rios, uma divisão com os contrastes de serrarias clandestinas, desmatamento, queimadas e latifundiários improdutivos, isso ofende a biodiversidade, causa impacto ao mundo todo, essa é a consciência que devemos colocar as futuras gerações que a floresta em pé dá mais lucro que derrubada.
No rio Mararú percebi que os rios e igarapés são as estradas naturais da floresta é de enorme importância na vida dos ribeirinhos, dos rios as pessoas tiram seu sustento e junto aos rios encontram-se as terras férteis da várzea e nas cheias é inundada. Isso fazia parte da vida dos ribeirinhos e além de fertilizar a terra, possibilita a retirada de madeira em lugares de difícil acesso, no meio da mata, estava remando em uma canoa no igarapé admirado com tamanha exuberância da floresta baixa e diversificada e me deparei com santuários intactos da natureza e sobre a sombra da grande árvore rainha da várzea ‘Samauma’’. Aos poucos aquela consciência de preservar tudo aquilo estava sendo projetado mentalmente.

Sou um apaixonado pela cidade de Belém, com esse olhar belenense na alma tento descrever meu amor em poesia regional, onde tudo é poesia, e não se explica esse amor incondional pela cidade das mangueiras.
Daquelas manhas inteiras de domingo na praça da republica, do sorriso roxo de açaí, das bandeiras vermelhas avisando que ali tem o ouro paraense.
Belém das tardes de sol, onde matamos a broca com picolé de tapioca.
Sou daqueles que se labuzam com manga, caída na Avenida Nazaré.
Sentindo a brisa do Guajará na estação da doca, no Cairu escolhendo sorvete entre manga ou cupuaçu.
É mano em outubro tem círio, rezamos em devoção pela nazinha, um mar de gente fé e tradição.
Tem maniçoba e pato no tucupi, com suco de tapereba e bacuri.
Belém das tardes de sol na praça batista campos, degustando um tacacá quentinho, ou na orla do Guamá, em Icoaracy tem agua de coco geladinha, artesanato do paracuri, na ilha de mosqueiro tem tapioquinha, no complexo do ver o rio descansamos ao som de Nilson chaves.
Domingo no mangueirão tem RE x PA, clássico da Amazônia, Belém tem pavulagem, tem tradição do carnaval nas ruas e na avenida, cidade de encantos e poetas fascinados pela cultura dessa linda Belém que sejam 400 anos de amor belenense.

Assinar:
Postagens (Atom)