21.8.11

Gilvandro Torres,saboeando um delicioso pato no tucupí.

Pato no tucupi é um prato típico da culinária paraense. É elaborado com tucupi, líquido amarelo retirado da mandioca brava, e com jambu, verdura típica do estado, que possui propriedade anestésica, causando uma leve sensação de amortecimento dos lábios e língua.
Jambu, também conhecida como agrião-do-pará (Acmella oleracea) é uma erva típica da região norte. A planta é reconhecida como anestésica, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá e até mesmo em pizza.


Ingredientes


- 1 pato limpo
- 1 cebola picada
- 2 a 3 litros de tucupi (se não encontrar tucupi pronto - vendido engarrafado, em feiras-livres - prepare-o em casa, fervendo o sumo da mandioca ralada e espremida com alho, chicória, alfavaca e sal)
- 3 maços de folha de erva jambu
- 4 pimentas-de-cheiro
- 3 dentes de alho amassados
- sal a gosto


Modo de Preparo


Depois de temperar o pato com cebola, alho, sal e pimenta, leve-o ao forno pré-aquecido numa travessa untada com óleo, até que ele fique douradinho. Retire-o do forno, corte-o e coloque-o numa panela com o tucupi já fervido, onde o pato deve ser cozido até ficar macio, cuidando para que a carne não resseque (vá adicionando tucupi sempre que preciso). Acrescente, então, as folhas limpas de jambu, deixando cozinhar até que seus talos fiquem macios. Sirva o pato acompanhado de arroz branco e farinha de mandioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário